top of page
Projeto Ausências

 Projeto Ausências

O Projeto Ausências foi realizado pelos então integrantes do Grupo do Trecho (Carolina Nóbrega, Luciano Mendes de Jesus, Nádia Recioli, Sara Neiva e Tatiana Burg) e pela socióloga convidada Maria Fernanda Pinto, ao longo do ano de 2010 e 2011. No projeto, desenvolveram-se processos artístico-pedagógicos com mulheres então detidas no Centro de Progressão Penitenciária Feminino do Butantã. Em paralelo a esse processo, realizou-se uma série de pesquisas sobre o Sistema Penitenciário e da pesquisa de possíveis metodologias artísticas e formatos estéticos para a criação de obras que pudessem tangenciar esse contexto. Foram, assim, desenvolvidas duas linhas de ação, uma que envolvia criar trabalhos junto às mulheres presas para serem apresentadas dentro do cárcere; outra fora da penitenciária, em espaços públicos, a partir da realização de uma série de ações artísticas e debates. Entre as inúmeras ações realizadas destacam-se:

  • Criação e apresentação do exercício cênico A Casa de Bernarda Alba, Km 19,5, performado no templo ecumênico do CPP Feminino do Butantã, por Bruna, Dani, Janaina, Noeli, Pati, Rose, Talita, Verônica, “Veronicona”, Veruska e Caridad, um grupo de mulheres então detidas que participaram do processo artístico pedagógico. O trabalho foi dirigido por Luciano Mendes de Jesus e Sara Neiva. 

  • Realização do evento Projeto Ausências Cria a partir da Prisão, nas ruínas do Carandiru, no Parque da Juventude, no dia 02/10/2010 (18° aniversário do massacre do Carandiru), que contou com: performances artísticas realizadas pelos então integrantes do Trecho; uma roda de conversa com Adalton Marques, Jacqueline Lima, Julia Mello Neiva, Karina Biondi e Luiz Alberto Mendes; e apresentação musical do grupo de rap Ca.Ge.Be. (Cada Gênio do Beco).

  • Realização de uma proposta de Mapa da Prisão, uma cartografia ativista sobre a situação da mulher presa no CPP do Butantã, desenvolvida através de inúmeras intervenções públicas nas quais o mapa era desenhado em calçadas do centro da cidade de São Paulo.

  • Processo continuado de trocas de cartas entre Carolina Nóbrega e diversas mulheres então detidas na CPP Butantã, Bruna Conti, Janaína Gonçalves,Nali, Portuga, Rosângela Costa Brito, Talita Del Mazzo Fernandes, Vania, Veruska, Verônica Augusta - a Tia -, Verônica Espíndola Vaz e Wadja Daniela dos Santos, durante os anos de 2010 e 2011. Esse trabalho foi nomeado de Projeto Ausências em Autoescrituras e foi publicado regularmente através do blog: http://projetoausencias.blogspot.com/.

bottom of page